Os cuidados da Água

A água é um dos bens mais essenciais do planeta, tanto para a nossa subsistência como para o nosso dia-a-dia.
A água exerce diversas funções. É a fonte de vida do planeta e está extremamente presente no quotidiano. É ela que traz a eletricidade as nossas casas, é ela que está presente em tudo o que comemos ou bebemos, é ela que nos limpa, é ela que nos diverte num dia quente na praia. Ela está dentro de nós e está lá em tudo o que fazemos. Sem a água, não só não sobreviveríamos, como também não viveríamos de verdade.

Apesar de tudo isto, a água não recebe a tão merecida atenção, visto que só lhe damos importância quando faz falta. É uma atrocidade o que muitas vezes se faz à água, como, por exemplo, o que acontece no Rio Citarum na Indonésia, considerado o rio mais poluído do mundo. Todos temos que fazer a nossa parte para proteger a água, não só para o nosso próprio bem, mas também para o bem de todos os outros seres vivos.
Assim, devemos fazer a nossa parte, nem que seja apenas nas pequenas coisas, Como fechar a água quando não é necessária, nomeadamente, quando lavamos os dentes, quando tomamos banho, lavamos a loiça. Também podemos evitar desperdicíos ao utilizar equipamentos que aproveitem o máximo da água. Isto no setor urbano, pois a ineficiência da água também pode ser reduzida noutros setores. No sector agrícola, deve-se proceder ao transporte da água em tanques fechados, de modo a evitar a evaporação, deve-se proceder à rega em tempos de menor valor, reaproveitar as águas da chuva, de entre outras medidas. Por fim, no setor industrial, também se podem implementar medidas do género, como o mapeamento do uso da água, a utilização de energias alternativas e a reutilização da água.
Para ser possível o melhor aproveitamento da água, a Comunidade Internacional deve cooperar entre si, de modo a criar legislação de proteção a este bem essencial, como a Lei da Água. Também se deve ter atenção aos rios internacionais, como no caso de Portugal e Espanha, que partilham vários rios entre si e que assinaram a Convenção de Albufeira, que estabelecia a cooperação entre os países na proteção destes rios.

Alunos espanhóis. Kahoot Portugal-España
Na nossa colaboração com os alunos espanhóis, fomos chamados à atenção para todos estes aspetos e pudemos ter uma perceção dos “balúrdios” que muitas vezes se pagam pela água. Na verdade, no nosso caso, chegámos mesmo a descobrir que a nossa escola paga mais por este bem do que aquilo que devia. Se a água é um bem tão importante para o nosso planeta, será justo termos que pagar tanto por ela, o que impossibilita o acesso de muitos? Assim, a água é indispensável para tudo, deve ser protegida através da implementação de medidas com vista à sua conservação e da colaboração internacional. Deve estar acessível a todos, até porque é um bem comum, de todos, e, como tal, é nosso dever protegê-la.
Subida em canoa do Rio Coina

Río Miño despois de pasar por Lugo
PM - Agrupamento de Escolas de Santo António

Comentarios

Publicar un comentario

Entradas populares